PT Fundada em 2020 por Fernando Vitorino e Cassiano Borges, a BOEMI é um proeminente e-commerce de quadros que fazem a diferença na decoração e levam a harmonia e a leveza que os dias merecem.
O nome deriva do termo Bohemian, o qual seus fundadores entendem como:
“Uma pessoa que está interessada em coisas artísticas e incomuns, por exemplo, arte, música ou literatura, e vive de uma forma informal que ignora as formas de comportamento geralmente aceitas”.
Em seu primeiro mês de funcionamento a BOEMI teve um faturamento de mais de R$ 7 mil reais e, ao longo de seu primeiro ano, o faturamento mensal superou o R$ 100 mil reais. O sucesso milionário da BOEMI chamou a atenção do mercado (leia mais). Com rápida ascensão e um horizonte de possibilidades de novos negócios, Fernando e Cassiano vislumbraram a necessidade de um redesign de toda identidade visual da BOEMI. E foi assim que nasceu o nosso projeto.
EN Founded in 2020 by Fernando Vitorino and Cassiano Borges, BOEMI is a prominent e-commerce of frames that make a difference in decoration and bring the harmony and lightness that the days deserve.
The name derives from the term Bohemian, which its founders understand as "A person who is interested in artistic and unusual things, such as art, music, or literature, and lives in an informal way that ignores generally accepted forms of behavior."
In its first month of operation, BOEMI had a revenue of over R$ 7,000 and, throughout its first year, monthly revenue exceeded R$ 100,000. BOEMI's millionaire success drew market attention. With rapid success and a horizon of possibilities for new business, Fernando and Cassiano envisioned the need for a redesign of BOEMI's entire visual identity. And that's how our project was born.
Design: Mateus Araújo e Alber Neto
Job: Redesign de Identidade Visual
Studio Mateus Araújo.
2022
Nas interações com os fundadores da BOEMI identificamos alguns problemas, e dois nos chamaram mais a atenção. (1) O logo antigo não era marcante: "O logo não passa sensação nenhuma". (2) Outro ponto foi a monotonia cromática - "Nossas criações ficam sempre presas nas mesmas paletas de cores, e às vezes a criação usando tons de bege não fica agradável".
Por meio do nosso processo de design, definimos que a nova identidade visual tem que ser requintada e transparecer a personalidade da marca. Tem que ser acolhedora e ocupar um lugar único perante aos seus concorrentes. O redesign da identidade visual deve levar a BOEMI a se distanciar da monotonia cromática que existia, e continuar dialogando com o design escandinavo. Trazer mais possibilidades cromáticas, mas ainda assim, sendo harmoniosa e leve - como realmente a BOEMI é.
A partir do nosso redesign, a BOEMI assume um look and feel mais refinado que transparece a excelente consciência de marca que a empresa tem construído por meio de seus fundadores. Assim, a identidade visual passa a ser mais expressiva e motivadora, revelando a personalidade da BOEMI e seus preceitos artísticos, neoclássicos e ambientais. Criamos uma identidade visual com elementos únicos, requintada, com personalidade e que ainda assim não conflita com a curadoria dos diferentes estilos gráficos das gravuras que compõem o acervo da BOEMI.
A nova tabela cromática conta com 10 cores que dialogam com a estética escandinava.
Ou seja, trata-se de uma tabela que possibilita combinações diversas (evitando a monotonia) e se mantém austera (dando destaque aos quadros).
O ponto final utilizado na tagline busca passar a mensagem: a BOEMI entrega arte com personalidade de fato, e é um forte atributo da marca. O ponto final, então, busca reforçar essa promessa.
Agora, o logo da BOEMI é construído a partir de uma fonte exclusiva, que possui serifas muito discretas e acidentais, remetendo às peculiaridades do traço de um artista, trazendo unicidade e provocando a fruição estética característica das obras de arte. São estes pequenos detalhes que evidenciam todo charme da BOEMI, sem precisar de excessos.