A CHARLOTTE é uma tradicional Cake Shop, que oferece experiências doces e afetuosas desde 2017. Em poucos anos de história, ela tem se tornado a maior referência em confeitaria especializada na cidade de Campos/RJ. Com bolos, tortas e cafés bem elaborados, ela conquistou rapidamente o gosto do público, e hoje possui uma acolhedora estrutura, preparada para atender cada cliente da melhor maneira possível em seu espaço.

Mesmo proporcionando um alto padrão de qualidade, a marca ainda não possuia uma identidade bem consolidada, o que a impedia de explorar atributos fundamentais para reforçar o seu posicionamento e conexão. O desafio enfrentado para este projeto foi desenvolver um universo visual vibrante, moderno, humanizado e estimulante, onde os vínculos com a cultura da marca estão estabelecidos em cada detalhe.
Studio Mateus Araújo . 2021





Cada aspecto da marca foi idealizado respeitando a história e suas criações ao longo dos anos. Um universo cativante e sensorial, que define o que a Charlotte é, e como deve ser vista pelo público: uma empresa jovem, elegante e sempre preocupada em oferecer experiências prazerosas.

Poppins e Recoleta, são as famílias tipográficas escolhidas para compor este universo, que comunicam por meio deu sua estética, aspectos clássicos e contemporâneos pertinentes a marca. A Poppins é uma fonte moderna, que traz traços simples e geométricos, enquanto a Recoleta funciona como uma fonte secundária, oferecendo um toque mais clássico e harmonioso com suas serifas arredondadas.

As ilustrações, as quais foram criadas tendo como base produtos feitos exclusivamente pela cozinha da CHARLOTTE, são elementos que servem de apoio para peças gráficas, além de estabelecer vínculos com este universo repleto de sabor. A tabela cromática escolhida para servir de apoio para o “vermelho Charlotte”, se familiariza com a doçura dos ingredientes utilizados para confeccionar os bolos, tortas e bebidas da casa em geral. São cores ornam com bases neutras e assumem papéis de protagonistas, muito além do padrão vermelho/branco/preto que a antiga marca se mantinha limitada.





O símbolo criado para sintetizar toda a essência da marca é simpático, pregnante e direto ao ponto. Com um design formado por contornos leves e arredondados, o C da Charlotte transmite sensações como cremosidade, confiança e sabor, sem precisar ser extremamente rebuscado para passar esta mensagem. Ele alude a imagem de uma boca sorridente aberta, sempre pronta para experimentar algo novo e delicioso.

As novas embalagens agora exploram o sistema da marca, destacando cores, tipos e elementos gráficos em sintonia com os diferentes materiais criados. Elas possuem mais apelo visual, prezando por um design mais limpo, elegante e comercial para valorizar ainda mais as caixinhas de fatia, embalagens para bolo e a famosa “Torta no Porte”.





DESIGN: Mateus Araújo
PROJETO: Branding/Criação de Universo Visual
FOTOGRAFIA: Natan Machado
#studiomateusaraujo

Confira outros projetos:

Voltar para o Topo