Tradição Centenária
No ano de 2002, o centenário Centro Educacional Nossa Senhora Auxiliadora (CENSA) ampliou sua atuação para o Ensino Superior, e fundou os Institutos Superiores de Ensino (ISECENSA), organizado com quatro áreas de abrangência: Educação, Saúde, Ciências Sociais Aplicadas e Tecnologia.
Prestes a comemorar 20 anos dessa fundação, a instituição identificou a necessidade de atualizar a maneira como se comunicava com o seu público, buscando soluções para promover uma imagem mais atrativa do conhecimento, bem como se adequar aos novos tempos e suas constantes mudanças. Por fim, recebemos o desafio de desenvolver uma nova identidade para representar a nova fase do seu ISE, com um apelo mais humanizado, descontraído e contemporâneo, sem abrir mão das crenças e valores que regem sua Mantenedora há 100 anos.
Uma marca plural, com um posicionamento voltado para quem realmente faz e leva o seu nome afora: os jovens que buscam seu espaço no mercado de trabalho.
Projeto/Design: Mateus Araújo e Alber Neto.
Um dos grandes problemas identificados pelo ISE foi a crescente evasão estudantil na instituição ainda no período pré-pandemia, ocasionada pela perda de interesse por parte dos alunos ingressantes do Ensino Médio do CENSA, em dar continuidade a um regime de ensino atrelado a práticas religiosas. Outro ponto preocupante são as divergências de percepções externas e internas sobre identidade/representatividade que os jovens têm a respeito do ISE.
Ao interagir com centenas de jovens concluintes do ensino médio e aspirantes ao ensino superior, pode-se constatar que: os alunos de escolas particulares, em suma, diziam que não queriam fazer faculdade em uma instituição superior que tinha uma marca similar a uma escola de ensino médio (ou seja, olhavam para a antiga marca do ISECENSA e enxergavam o CENSA). Os alunos das escolas públicas diziam que a marca do ISE estava muito atrelada a marca do CENSA - considerada por esses como elitizada. O nome não pode ser alterado, a imagem institucional precisava ser repensada.
Para reverter este quadro, foi elaborado um estudo cuidadoso, o qual alinhasse a educação, tecnologia e a humanização em primeiro lugar, em equilíbrio com a religiosidade, a qual se mantém sendo a base de toda instituição. O novo universo visual do ISE precisa ser plural, simpático e assertivo em sua comunicação com o público jovem, para resgatar o seu interesse e estabelecer conexões mais positivas e duradouras.
Cada elemento que constitui o brasão criado exclusivamente para compor a identidade, carrega parte significativa da missão das Filhas de Maria Auxiliadora ao longo de um século na cidade de Campos dos Goytacazes. A começar pela referência da coroa, utilizada por Maria e pelo menino Jesus, que foi estilizada e é constituída por três estrelas que referenciam a Santíssima Trindade: Pai, o Filho e o Espírito Santo, sendo este símbolo máximo de Nossa Senhora Auxiliadora. A estrela de cristã, formada por 4 pontas, simboliza a caridade e o auxílio.
O segundo elemento se refere a fachada do primeiro prédio construído no complexo, que leva o ano de fundação de sua mantenedora: 1926. Remete a grandeza e relevância histórica da instituição. Ela está localizada no topo do brasão, com as iniciais IHS, monograma que é a representação do nome de Jesus Cristo (em latim Iesus Hominum Salvator ou "Jesus Salvador dos Homens"). O cristograma dialoga com todas as expressões do Cristianismo.
Por fim, uma referência estilizada dos vitrais da capela, remetem a iluminação provida pelo conhecimento. A palavra em latim para "aluno" (alumnus), está ligada a expressão a lumine motus, ou, movido pela luz (do conhecimento).
A atualização do logotipo foi fundamental para determinar esta nova fase do ISE. Levando em consideração questões técnicas e práticas de aplicabilidade de sua antiga marca, foram testadas diferentes propostas utilizando como base a sua estrutura original. Este fator foi determinante para exclusão de alguns elementos visuais que compunham a marca, os quais a tornavam pesada, assimétrica e com carga excessiva de informações.
A solução encontrada para modernizá-la sem perder a sua essência, foi realizar apenas o redesenho do nome ISE/ISECENSA, levando mais fluidez e humanização às formas do logotipo. A estética condensada e angulosa com influências Art Deco da marca anterior foi abandonada, dando espaço para tipos com traços mais encorpados e dinânimos, condizentes com a inovação tecnológica que a instituição propõe.
Com o suporte de grafismos que remetem a lombada de livros/diversificação do saber e uma tabela cromática viva e estimulante, a nova identidade do ISE estabelece uma nova etapa no cenário educacional da região Norte-Fluminense.
Direção Artística/Design: Mateus Araújo e Alber Neto
Projeto: Branding/Redesign de Identidade Visual
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